Após reunião com a Direção do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, a Junta de Freguesia de Almalaguês foi informada da necessidade de uma reestruturação da redistribuição dos Médicos do Centro de Saúde de Santa Clara, tendo em vista a constituição da USF Coimbra Sul.

Assim, a unidade de Castelo Viegas passará a dispor de apenas dois médicos.

Neste sentido, os utentes da Freguesia de Almalaguês inscritos na Unidade de Castelo Viegas terão a possibilidade de transferir o seu processo para a Unidade de Saúde da sua Freguesia.

A Unidade de Saúde de Almalaguês está dotada de novas instalações, com equipamento de saúde moderno; aberto diariamente; facilidade de acesso e estacionamento; dotado das várias valências (planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil, saúde de adultos, diabetes, hipertensão); serviço de enfermagem permanente (tratamentos, vacinação, aconselhamento, cuidados domiciliares) possibilitando a vigilância com qualidade em cuidados de saúde primários.

Os domicílios são mais rápidos quando o seu processo está na Unidade de Saúde da sua freguesia, ou seja, se mantiver o seu processo de saúde fora da freguesia onde habita, os domicílios serão tardios e mais difíceis.

Enquanto responsáveis pela Junta de Freguesia, identificamos várias vantagens em que tenha o seu médico de família na Unidade de Saúde de Almalaguês, pois garantirá a continuidade de um serviço por longos anos que beneficiará toda a Freguesia de Almalaguês.