Polo de Almalaguês reabre em janeiro de 2021.

Após o fecho do Polo de Almalaguês, a Junta de Freguesia de Almalaguês iniciou vários contactos com o Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Rainha Santa Isabel, Câmara Municipal de Coimbra, ARS e ACeS Baixo Mondego, com objetivo de perceber os motivos para o fecho do Polo de Almalaguês, deixando sem resposta e cuidados de saúde os seus 1521 utentes.

Após insistência do Presidente da Junta de Freguesia, António Coelho, foi convocada uma reunião com o Diretor Executivo do ACeS Baixo Mondego, Dr. José Luís Biscaia, os Coordenadores da USF Rainha Santa Isabel e com os Presidentes das Juntas de Freguesias dos Polos da USF Rainha Santa Isabel (Almalaguês, Cernache e Santa Clara).

Nessa reunião foram explanados os motivos e os constrangimentos vividos na USF Rainha Santa Isabel, resultantes das ausências prolongadas de 3 profissionais médicos de um total de 7 (1 em cada polo), reduzindo os médicos disponíveis a 4, e 1 enfermeira de um total de 7 (polo de Cernache). Decidiu a ACeS Baixo Mondego, em conselho geral, adotar um plano de reorganização do serviço a partir do dia 01/01/2021, de modo a que esta situação tenha um menor impacto possível na acessibilidade e prestação de cuidados de saúde por esta Unidade. Este plano poderá sofrer alterações e/ou adaptações devido à situação pandémica que se atravessa.

Fica assim o Polo de Almalaguês de novo servido com um médico, a partir do dia 1 de janeiro de 2021, com o seguinte funcionamento: 3.ªf e 6.ªf, das 14h às 18h e 4.ªf das 8h às 12h.

A ARS encontra-se atualmente em fase de contratação de mais um médico, que permitirá ao Polo de Almalaguês abrir nos restantes dias da semana.

Foi possível obter ainda esclarecimento sobre os meios de comunicação disponíveis, nomeadamente os telefones, com uma taxa de atendimento reduzida. Foi-nos explicado que o sistema de comunicações é “antigo” e que permite apenas o atendimento em duas (!) linhas em simultâneo. Estão igualmente a proceder à atualização/modernização deste sistema de comunicações por forma a dar uma resposta eficaz.

Em alternativa, foi proposta a utilização dos emails (usf.rainhasisabel@arscentro.min-saude.pt) em casos de prescrição de receituários, agilizando em muito as comunicações.

A Junta de Freguesia de Almalaguês está disponível para qualquer esclarecimento adicional que entendam necessário e que esteja ao alcance das suas competências e responsabilidades, na nossa Freguesia.