Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês é a coletividade mais representativa da freguesia.
Fundada em 19/04/1978 e registada em 21/06/81, tem a sede social situada no largo do Terreno em Almalaguês e as instalações desportivas no parque Desportivo da Milheiriça. Actividades desportivas: Cicloturismo, Futebol 11 e de 5, Ginástica, Judo, Motociclismo e Xadrez. Tendo no passado outras atividades desportivas, tais como: atletismo e damas. Destacam-se pelos títulos nacionais e regionais, as seguintes:

  • Atletismo (1978 a 1981- um título nacional individual e vários títulos regionais);
  • Xadrez (1978 a 1981- um título regional individual, um título regional colectivo e uma classificação individual nacional de mérito). Nas épocas 2003/04 e 2006/07 disputou o Campeonato Nacional da terceira divisão, tendo no restante militado nos Distritais;
  • Judo (1986 a 2003- várias classificações regionais de mérito e uma classificação nacional de mérito)
  • Futebol 11 (1986 a 2003- um segundo lugar no campeonato distrital da primeira divisão da AFC).

Ao nível cultural e recreativo, existem: o grupo folclórico e etnográficas as tecedeiras de Almalaguês, o grupo Folclórico de Torre de Bera, o Rancho Típico de Anagueis, o grupo Folclórico de Amoreira, Associação Recreativa e cultural de flor de rosa e ribeira, Centro Cultural e Recreativo de casal novo Portela e Braçais, Centro Recreativo De Monte de Bera, CIR de torre de Bera, Centro Cultural e Recreativo de Rio de Galinhas, Centro cultural e recreativo de Trémoa, grupo cultural recreativo e desportivo «Amoreira», Centro, cultural e recreativo de Monforte, AMR Carpinteiros, Agrupamento de Escuteiros de Almalaguês.